Moäambique

A Saber

Carta de Moäambique

Geografia

O estado sudeste africano de Mo√§ambique situa-se diretamente no Oceano √ćndico entre a Tansania e a √Āfrica do Sul. Faz fronteira a oeste com o Malawi, Z√Ęmbia, o Zimbabu√© e a Suazil√Ęndia. Os cerca de 20 milh√Ķes de habitantes do grande pa√≠s com uma √°rea de 801,580 km ¬≤ vivem nas v√°rias 10 prov√≠ncias. A capital Maputo fica a sul, de forma que o norte do pa√≠s se desenvolveu muito menos do que a parte sul.

A paisagem e o clima

Os 2.800 Km da faixa costeira é especialmente bonita.

Alarga planície costeira sobe gradualmente para o interior até chegar aos cerca de

1000 m de planalto.

A vegetaäão do país é dominada pela mata nativa, que tem um aspeto muito desolador na estaäão seca. O país floresce durante a estaäão das chuvas, onde cai 80% da precipitaäão.

In√ļmeros rios, como o Sambesi correm das montanhas para o Oceano √ćndico. Infelizmente a esta√§√£o das chuvas provoca muitas inunda√§√Ķes, que n√£o s√≥ destroem aldeias como tamb√©m colheitas e provocam mortos.

O clima tropical tem temperaturas que oscilam durante todo o ano entre os 25¬įC e os 35¬įC.


Populaäão

Em Moäambique vivem 78 étnias, que falam 40 línguas diferentes. 40% da populaäão pretence ao grupo dos Makua. Assim no norte a principal lingua é Makua. A língua oficial Português é falada como língua mãe por apenas 2,5% dos moäambicanos. 20% da populaäão domina-a contudo enquanto segunda língua.

Cerca de metade dos moäambicanos são analfabetos.


Religi√£o

Around 47% of the population practice natural religion. The 35% classified as Christians (mostly Catholics) live mainly in the south of the country. 19% are influenced by islam, their faith however often mixed with animistic elements in the form of a people‚€ôs islam.


Situaäão social e Contexto histórico

Uma História cheia de sofrimento

Depois de 500 anos de coloniza√§√£o portuguesa e de uma e de uma guerra civil, que durou anos Mo√§ambique tornou-se o pa√≠s mais pobre do mundo. Ap√≥s 27 anos de duras, mas proveitosas negocia√§√Ķes de paz, o pa√≠s conseguiu em 1992 finalmente um ambiente mais calmo.

A guerra provocou um milh√£o de mortos, 1,7 milh√Ķes de refugiados no estrangeiro, 4 milh√Ķes de desalojados no pa√≠s e a destrui√§√£o de infraestruturas, economia e da assist√™ncia m√©dica no pa√≠s.


Sa√ļde e expectativa de vida

A populaäão de Moäambique é comparativamente jovem. 43% dos habitantes são mais jovens do que 15 anos e só 3% têm mais de 65 anos. A expectativa média de vida é de 43 anos.

A causa da elevada mortalidade deve-se entre outros fatores √† falta de conhecimento higi√©nico, √†s m√°s condi√§√Ķes de vida e ao estado desolador da assist√™ncia m√©dica.



National Day
25. June (Independence from Portugal 1975)
Extent
North-South: 2000 km
East-West: 50-600 km
Currency
Mozambican metical (MZN)
BIP/EW: 369 US$


Enviar uma mensagem Privacidade Tratamento de dados pessoais